Leitura: Marcos 2:18
Vídeo: https://youtu.be/6IgokHwnQcE
“Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Algumas pessoas vieram a Jesus e lhe perguntaram: ‘Por que os discípulos de João e os dos fariseus jejuam, mas os teus não?’” (Mc 2:18). Os que perguntam são discípulos de João Batista. Eles haviam aprendido a jejuar, mas aquilo que devia significar a abstinência das coisas que satisfazem os sentidos do corpo natural, parecia ter se transformado em motivo de orgulho e distinção. Em outra passagem Jesus alerta para o perigo do jejum e da oração quando praticados para a ostentação e vanglória:
“Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os homens vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, ponha óleo sobre a cabeça e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê no secreto. E seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.” (Mt 6:16-18).
No mesmo capítulo de Mateus o Senhor fala de outras coisas que deviam ser feitas sem alarde, como a caridade e a oração. Para elas havia uma recompensa vinda de Deus: “E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará” (Mt 6:4, 6, 18). Mas àqueles que as praticavam com o objetivo de se exibir, Jesus diz: “Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa” (Mt 6:2, 5, 16). Este é um princípio que vale para toda boa obra que um cristão possa fazer. Se você a fizer com o intuito de ser visto, já terá recebido sua recompensa, que foi ser visto pelos homens, mas se fizer apenas para Deus, então a recompensa virá dele somente.
(Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)