Leitura: Marcos 3:7-8
Vídeo: https://youtu.be/C3DVuDuGio8
“Jesus retirou-se com os seus discípulos para o mar, e uma grande multidão vinda da Galileia o seguia. Quando ouviram a respeito de tudo o que ele estava fazendo, muitas pessoas procedentes da Judéia, de Jerusalém, da Idumeia e das regiões do outro lado do Jordão e dos arredores de Tiro e de Sidom foram atrás dele.” (Mc 3:7-8). Após ter sido rejeitado pelos judeus, que esperavam vê-lo fazer um milagre no sábado, Jesus se retira em direção ao mar, uma figura dos gentios das nações.
O capítulo 11 de Romanos mostra que a rejeição de Jesus pelos judeus abriu caminho para a bênção dos gentios. Esta verdade é negligenciada pela maior parte da cristandade, que acredita que Deus teria desistido dos judeus para fazer da Igreja a continuação de Israel. Todavia, “acaso Deus rejeitou o seu povo? De maneira nenhuma!... Deus não rejeitou o seu povo, o qual de antemão conheceu”, escreve Paulo em Romanos 11:1-2. E continua revelando um princípio existente ao longo de todas as Escrituras, que é o da seleção, por Deus, de um remanescente fiel quando a massa do povo se desvia da verdade. “Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça.” (Rm 11:5).
Se por um tempo Israel esteve endurecido e foi deixado de lado, chegará o momento em que será aceito: “Pois se a rejeição deles é a reconciliação do mundo, o que será a sua aceitação, senão vida dentre os mortos?” (Rm 11:15). Nos versículos 25 e 26 de Romanos 11 Paulo afirma que ocorreu “um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios. E assim todo o Israel será salvo”. Isto mostra que no futuro Deus ainda voltará a tratar com um remanescente de seu povo terreno para cumprir neles todas as promessas dos profetas ainda por se realizarem. Afinal, “os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis” (Rm 11:29).
(Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)