Leitura: Marcos8:22-26
Vídeo: https://youtu.be/w2gFMAjpiiU
Jesus “tomou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Depois de cuspir nos olhos do homem e impor-lhe as mãos, Jesus perguntou: ‘Você está vendo alguma coisa?’ Ele levantou os olhos e disse: ‘Vejo pessoas; elas parecem árvores andando’. Mais uma vez, Jesus colocou as mãos sobre os olhos do homem. Então seus olhos foram abertos, e sua vista lhe foi restaurada, e ele via tudo claramente. Jesus mandou-o para casa, dizendo: ‘Não entre no povoado!’.” (Mc 8:22-26).
Depois de levar o cego para fora do povoado, simbolicamente separando-o de tudo o que podia representar o sistema dos judeus, Jesus cospe em seus olhos e lhe impõe as mãos. Já pensou no que realmente significa levar uma cusparada no rosto? Acredito que em qualquer tempo e lugar isso seria um ato ofensivo, nada politicamente correto. Mas é assim que Deus começa a tratar com uma alma, quebrando seu amor próprio para ficar totalmente à mercê dele. Se você acha que pode ser curado de seus pecados por alguma virtude sua, ainda não entendeu que é só quando você reconhecer sua total cegueira e incapacidade que Cristo poderá agir em você.
Isto nos remete à conversa de Jesus com Nicodemos no Evangelho de João: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.” (Jo 3:5). Se alguém ensinou você que a “água” à qual Jesus se referia era a do batismo, ensinou errado. Nenhuma água tem poder de gerar vida como no novo nascimento. Somente água saída de Jesus —representada pela saliva em nosso capítulo — tem o poder de purificar e criar uma nova vida. Essa “água” é a Palavra de Deus. Quando o Espírito Santo aplica a água da Palavra em alguém essa pessoa, antes morta em delitos e pecados, recebe uma injeção de vida. Agora ela poderá sentir o peso de seus pecados e clamar a Deus por salvação. Antes disso não.
(Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)